A oitava edição do Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) ocorrerá
entre os dias 29 de julho a 02 de agosto
deste ano na cidade de Belém, nas dependências da Universidade Federal do Pará.
Já a sua primeira edição aconteceu no ano 2000, em Recife (Pernambuco) quando
foi criada a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as) (ABPN).
A ABPN é responsável por "congregar
e fortalecer pesquisadores(as) negros(as) e outros(as) que trabalham com a
perspectiva de superação do racismo e com temas de interesse direto
das populações negras no Brasil, na África e na Diáspora. Sendo assim, o
objetivo principal do COPENE é o fortalecimento destes profissionais e a
institucionalização da temática, considerando que o campo acadêmico ainda
encontra dificuldade em se afirmar no âmbito das Ciências Sociais e Humanas.
Isto ocorre devido à constatação de que o racismo nas Universidades têm
dificultado ou impedindo iniciativas e oportunidades aos e às que são
vistos(as) como negro-negra que se dedicam à temática racial.
Concomitante ao VIII COPENE ocorrerá o III Seminário Internacional de
Pesquisadores/as Negros/as; o II Seminário de Iniciação Científica da
ABPN; o I Encontro Nacional de Pesquisadores e Pesquisadoras em Saúde da
População Negra e o VI Seminário Nacional & VIII Seminário
Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, que na versão
de 2014 será responsável pela organização do COPENE.
Dentre os integrantes do Programa Ações Afirmativas na UFMG
apresentamos abaixo àqueles que estarão no VIII COPENE, que por sua vez traz
consigo a temática Ações Afirmativas:
Cidadania e Relações Étnico-Raciais e conta com 4 conferências, 23 eixos
temáticos, 30 simpósios temáticos, 33 mesas redondas, 46 pôsteres de trabalho de iniciação
científica, 11 minicursos /oficinas, mais de 300 trabalhos de comunicações
livres e programações artísticas-culturais.
Para mais informações e programação do VIII COPENE clique aqui!
Por Aline Neves R. Alves
TABELA DE
PARTICIPAÇÃO DOS INTEGRANTES DO PROGRAMA AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFMG / VIII
COPENE
NOME
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MODALIDADE DE
PARTICIPAÇÃO
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EIXO TEMÁTICO
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TÍTULO DO
TRABALHO
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Rodrigo
Ednilson de Jesus e José Eustáquio Brito
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Coordenação de Simpósio Temático
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Ações Afirmativas e Sucesso
Acadêmico
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-
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Resumo
Ao longo da última década, diversas
experiências de ações afirmativas têm sido colocadas em prática em diferentes
instituições de ensino superior no Brasil. Concomitantemente, temos verificado
uma crescente produção bibliográfica sobre tais experiências, que nos ajudam a
compreender as dimensões concretas da implementação das Ações Afirmativas no
Brasil, bem como os impactos pedagógicos, políticos e administrativos que o
ingresso de um novo perfil de estudantes tem provocado no interior destas
instituições. Este Simpósio Temático se insere neste contexto e tem como
objetivo central discutir os principais desdobramentos destas políticas no
âmbito acadêmico brasileiro, com ênfase nos aspectos positivos e nas
potencialidades de políticas, programas e experiências de Ações Afirmativas
direcionadas ao ensino superior.
Propõe-se um debate sobre as principais repercussões destas políticas
nas trajetórias acadêmicas e profissionais de estudantes que tiveram acesso a
alguma das modalidades de Ações Afirmativas. Serão recepcionados, ainda,
estudos que apresentem reflexões sobre as novas políticas de permanência
adotadas por essas instituições, desencadeadas pelo ingresso gradativo de
estudantes historicamente ausentes ou sub-representandos nestes espaços
acadêmicos.
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NOME
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MODALIDADE DE
PARTICIPAÇÃO
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EIXO TEMÁTICO
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TÍTULO DO
TRABALHO
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Aline Neves
Rodrigues Alves e Franz Galvão Piragibe
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Comunicação
oral em Simpósio temático
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Juventudes e
Identidades
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Mídia e
Discurso: Re-produção do Inumano nas Relações Étnico-Raciais da Periferia.
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Resumo
Este trabalho insere-se no contexto das políticas de ações afirmativas
com foco na juventude negra. Todavia seu recorte esteve na discussão entre
mídia e racismo, qual possui discursos que violentam os direitos dessa
população negra, notadamente jovem, ao trata-los, nos veículos de mídia, como
inumanos, ou ainda, de vidas tão precárias que poderiam ser descartadas. Então,
o objetivo esteve em nos aproximarmos dos mecanismos discursivos utilizados
pela mídia e sua influência junto aos leitores, no caso, optamos por um recorte
e divulgamos aqui apenas um mesmo episódio, tratado em duas mídias, e
analisados a partir do seu formato e dos comentários realizados por leitores,
nas respectivas páginas eletrônicas destes jornais. Concluímos que a
discriminação calcada no mito da democracia racial impede a muitos leitores,
ouvintes e telespectadores compreenderem o contexto em que a notícia é
transformada em discurso de apenas uma das partes; modelo este que
historicamente privilegia aqueles que podem contar seus feitos como uma defesa
à sua honra/status quo e ao invisibizarem a ‘outra’ parte produz sua anulação,
e incompreensão do ser e estarem no mundo, a não alteridade.
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NOME
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MODALIDADE DE
PARTICIPAÇÃO
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EIXO TEMÁTICO
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TÍTULO DO
TRABALHO
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Yone
Maria Gonzaga
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Comunicação oral em Simpósio temático
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Políticas Públicas, educação e
africanidades
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A gestão da diversidade étnico-racial
em uma universidade pública: a experiência da UFMG
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Resumo
A
educação brasileira tem sido apontada em relatórios oficiais e acadêmicos como
um espaço em que as desigualdades sociais e raciais são persistentes. Estas
evidências destacadas, sobretudo, pelos movimentos sociais negros vêm exigindo
do Estado brasileiro a adoção de políticas públicas capazes de promover a
superação destas iniquidades. A partir dos anos 2000, políticas que
objetivam à promoção da igualdade racial e a superação do racismo vêm sendo
implementadas de forma mais sistemática, em vários setores da sociedade
brasileira. No campo educacional, merecem destaque as políticas de ação
afirmativa (cotas e/ou bônus), destinadas a garantir o acesso de
estudantes autodeclarados negros/as em universidades públicas. A
regulamentação da Lei Federal 12711/12 que implementou a reserva de vagas com
recortes étnico-racial e social nas universidades públicas federais vêm
exigindo das administrações públicas o desenvolvimento de ações efetivas nos
processos de gestão da diversidade étnico-racial. Considerando que a gestão da
diversidade étnico-racial ainda é um campo incipiente nas políticas públicas
brasileiras e, visando ampliar os estudos nesta área, apresentamos o presente
artigo que tem como objetivo apresentar a experiência da UFMG, a partir da
2009, ano em que foi implementada a política de bônus étnico-racial. Os dados
apresentados foram obtidos através de análise documental e participação da
autora na Comissão de Estudo e Acompanhamento de Medidas de Inclusão
Social no Corpo Discente da UFMG – CAIS/UFMG.
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NOME
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MODALIDADE DE
PARTICIPAÇÃO
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EIXO TEMÁTICO
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TÍTULO DO
TRABALHO
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Kelly
Cristina da Silva
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Comunicação
Oral em Simpósio Temático
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Diversidade, Relações de Gênero e Sexualidades
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Corporeidade Negra: mediação entre a arte e o processo de
reintegração sócio-cultural.
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Resumo:
A pesquisa Corporeidade Negra: mediação entre a arte e o processo de reintegração sócio-cultural, surgiu pelo fato de ser negra e de ter vivenciado ao longo da minha vida acadêmica e pessoal alguns acontecimentos decorrentes desta etnicidade. Dessa maneira, proponho uma reflexão sobre a capacidade da corporeidade negra, por meio da dança afro, desfazer os estereótipos repletos de preconceitos ao tornar pública sua arte. O intuito será compreender a utilização do corpo como expressão simbólica para representar os valores culturais, pois a corporeidade negra é um meio de consolidação e propagação da preservação da tradição das populações de raízes negras no Brasil, além de servir como palco para uma reflexão sobre a identidade cultural. Palavras chave: Corporeidade negra, Arte, Reintegração sócio-cultural, Gênero. |
NOME
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MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO
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EIXO TEMÁTICO
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TÍTULO DO TRABALHO
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Michele Lopes da Silva Alves
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Comunicação oral em Simpósio temático
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Trajetórias e estratégias de
ascensão social
de afrodescendentes
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Mulheres Negras: Trajetórias
e Pedagogias de Raça e Gênero Ressignificadas
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NOME
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MODALIDADE DE PARTICIPAÇÃO
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EIXO TEMÁTICO
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TÍTULO DO TRABALHO
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Audrey
Michele Nogueira
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Ouvinte
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-
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Gilmara
Silva Souza
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Ouvinte
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Tatiane
Campos dos Santos
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Ouvinte
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-
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-
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