O Grupo de Estudos do Programa Ações
Afirmativas na UFMG realizará uma atividade de formação com o tema: Lei nº 10.639/03: Tensões e Perspectivas na
Educação Básica. O evento será no dia 8 de outubro (quinta-feira) de 19 às
21:30hs, na sala de reuniões do Centro Pedagógico
da UFMG (3º andar).
A Lei Federal nº 10.639/03 tornou
obrigatório o estudo de História Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino
Fundamental e Médio. A Lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no sentido
de promover uma educação que reconheça as origens do povo brasileiro e esteja
comprometida com a valorização da diversidade. Entretanto, sua implementação
está carregada de tensões, o que torna o debate sobre o tema fundamental para
discutir as experiências e apontar perspectivas.
É necessária
inscrição prévia (aqui) e serão entregues certificados de
participação. O Centro Pedagógico fica na Rua
Fernando de Melo Viana, nº. 260 (em frente Faculdade de Educação), Campus
Pampulha, Belo Horizonte/MG.
Orientações
de leitura: baixe aqui
Textos-base
para leitura prévia:
Artigos:
As práticas pedagógicas de trabalho com
relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003:desafios
para a política educacional e indagações para a pesquisa. Autores: Nilma
Lino Gomes e Rodrigo Ednilson de Jesus.
Contribuições da Pesquisa Práticas
Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da
Lei nº10.639/03 aos (às) gestores(as) das Escolas e aos(às) Docentes. Autoras:
Aline Neves R. Alves e Nilma Lino Gomes.
Educação para as Relações Étnico-Raciais:
A formação Docente no Percurso de um Projeto de Extensão Universitária da UFMG. Autores:
Thiago Camargo e Tânia Aretuza Ambrizi.
Referência complementar:
Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola
na perspectiva da Lei nº 10.639/03 (Org. Nilma Lino Gomes).
Diversidade e currículo (Nilma Lino Gomes)
Integrantes
do Grupo de Estudos:
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