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Grupo de Estudos debate o ensino de História Africana e Afro-Brasileira na escola

O Grupo de Estudos do Programa Ações Afirmativas na UFMG realizará uma atividade de formação com o tema: Lei nº 10.639/03: Tensões e Perspectivas na Educação Básica. O evento será no dia 8 de outubro (quinta-feira) de 19 às 21:30hs, na sala de reuniões do Centro Pedagógico da UFMG (3º andar).
A Lei Federal nº 10.639/03 tornou obrigatório o estudo de História Africana e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. A Lei alterou a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) no sentido de promover uma educação que reconheça as origens do povo brasileiro e esteja comprometida com a valorização da diversidade. Entretanto, sua implementação está carregada de tensões, o que torna o debate sobre o tema fundamental para discutir as experiências e apontar perspectivas.
É necessária inscrição prévia (aqui) e serão entregues certificados de participação. O Centro Pedagógico fica na Rua Fernando de Melo Viana, nº. 260 (em frente Faculdade de Educação), Campus Pampulha, Belo Horizonte/MG.


Orientações de leitura: baixe aqui

Textos-base para leitura prévia:

Artigos
As práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva de Lei 10.639/2003:desafios para a política educacional e indagações para a pesquisa. Autores: Nilma Lino Gomes e Rodrigo Ednilson de Jesus.

Contribuições da Pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei nº10.639/03 aos (às) gestores(as) das Escolas e aos(às) Docentes. Autoras: Aline Neves R. Alves e Nilma Lino Gomes.

Educação para as Relações Étnico-Raciais: A formação Docente no Percurso de um Projeto de Extensão Universitária da UFMG. Autores: Thiago Camargo e Tânia Aretuza Ambrizi.

Referência complementar:
Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03 (Org. Nilma Lino Gomes). 

Diversidade e currículo (Nilma Lino Gomes)

Integrantes do Grupo de Estudos:

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